# A utilização dos diferentes tipos de concretos na construção de edifícios multifamiliares no município de Aracaju.


 DEFINIÇÃO E USO DO CONCRETO NAS CONSTRUÇÕES
O concreto é definido como a mistura íntima e homogênea com um material composto que consiste em um meio contínuo aglomerante, no qual estão mergulhadas partículas de agregados. O aglomerante normalmente utilizado, especialmente no Brasil, é o cimento Portland. As partículas de agregados são divididas em dois grupos: o dos agregados graúdos (britas, com partículas maiores que 4.8mm) e o dos agregados miúdos (basicamente, a areia). O concreto também é conhecido por uma mistura de argamassa com o agregado graúdo. Atualmente, são adicionados ao concreto aditivos, que modificam algumas características do concreto, para facilitar a aplicação e melhorar a trabalhabilidade do mesmo.
O concreto é o material mais utilizado para realização de construções no Brasil (90%) e no mundo. Mesmo assim, ele não chega a ser tão resistente, nem tão firme quanto o aço, embora alguns fatores principais possibilitem essa fama. Dentre estes fatores, podem ser citados: a versatilidade (facilidade na produção e no manejo, uma vez que o concreto é uma substância plástica - que pode ser moldada.), a durabilidade, a economia (é um dos materiais mais baratos e comumente disponível em todo o mundo) e a alta resistência à água, o que faz dele o material ideal para resistir à ação da água (os romanos já conheciam o mecanismo de manufatura do concreto, e o utilizava em seus aquedutos).
·         CONCRETO ARMADO
O concreto armado é um material composto, constituído por concreto simples e barras ou fios de aço. Os dois materiais constituintes (concreto e aço) devem agir solidariamente para resistir aos esforços a que forem submetidos e devem ser dispostos de maneira a utilizar econômica e racionalmente as resistências próprias de cada um deles.
A armadura é composta de barras de aço, também chamadas de ferro de construção ou vergalhões. Eles têm a propriedade de se integrar ao concreto e de apresentar elevada resistência à tração. Por isso, são colocados nas partes da peça de concreto que vão sofrer esse esforço. Por exemplo, numa viga apoiada nas extremidades, a parte de cima sofre compressão e a de baixo, tração. Nesse caso, os vergalhões devem ficar na parte debaixo das vigas.
Os vergalhões que compõem a armadura são amarrados uns aos outros com arame recozido.
Existem também armaduras pré-fabricadas, que já vêm com os vergalhões unidos entre si: são as telas soldadas, que servem de armadura para lajes e pisos.
A maioria dos vergalhões tem saliências na superfície.
As Normas Técnicas Brasileiras classificam os vergalhões para concreto de acordo com a sua resistência e padronizam as bitolas. Há 3 categorias no mercado: aço CA 25, aço CA 50, aço CA 60.
Os números 25, 50 e 60 referem-se á resistência do aço: quanto maior o número, mais resistente será o vergalhão.
Os vergalhões são vendidos em barras retas ou dobrados, com 10m a 12m de comprimento. Eles são cortados e dobrados no formato necessário, no próprio local da obra. O uso de telas soldadas em lajes e pisos reduz a mão-de-obra e elimina as perdas do método de montagem da armadura no local da obra (pontas cortadas que sobram).
O material concreto armado apresenta as seguintes propriedades:
1.     Elevada resistência à compressão do concreto e elevada resistência à tração do aço;
2.     Trabalho conjunto do concreto e do aço, assegurado pela aderência entre os dois materiais;
3.     Coeficiente de dilatação térmica quase igual - ac = (0,9 a 1,4)x10-5/°C, aa = 1,2x10-5/°C;
4.     Praticamente não existem tensões internas entre o aço e o concreto;
5.     O concreto protege a armadura de oxidação, garantindo a durabilidade da estrutura;
6.     Proteção física (cobrimento) e química (ambiente alcalino).
O princípio básico das peças de concreto armado é combinar o concreto e o aço de maneira tal que, em uma mesma peça, os esforços de tração sejam absorvidos pelo aço e os esforços de compressão pelo concreto. As barras da armadura devem absorver os esforços de tração que surgem nas peças submetidas à flexão ou à tração, já que o concreto possui alta resistência à compressão, porém pequena resistência à tração. Devido à aderência, as deformações das barras de aço e a do concreto que as envolve devem ser iguais. Tendo em vista que o concreto tracionado não pode acompanhar as grandes deformações do aço, a concreta fissura na zona de tração; os esforços de tração são, então, absorvidos apenas pelo aço. A armadura deve, portanto, ser colocada na zona de tração das peças estruturais.
VANTAGENS DE DESVANTAGENS DO CONCRETO ARMADO
VANTAGENS
1.     Economia - mais econômico que estruturas de aço;
2.     Moldabilidade - adaptação a qualquer tipo de forma e facilidade de execução;
3.     Estruturas monolíticas (sem ligações), hiperestáticas – segurança;
4.     Manutenção e conservação quase nulas e grande durabilidade;
5.     Boa resistência à compressão variável entre 10 a 120 Mpa;
6.     Resistência a efeitos térmicos, atmosféricos e a desgastes mecânicos;
7.     Possibilidade de trabalhar com pré-fabricados.

Desvantagens:
1.     Peso próprio alto - 2,5t/m3 = 25KN/m3;
2.     Dificuldade de reformas e demolições;
3.     Transmissão de calor e som.
É o material estrutural mais aplicado em obras civis no mundo, devido à facilidade de criação de qualquer seção, mão-de-obra barata e não especializada para a confecção e materiais que o compõem disponíveis em qualquer região do planeta. Além do critério resistência, as peças formadas por concreto armado devem atender aos limites de deformações, e aí se situa a fronteira de sua aplicação: vãos maiores pedem seções estruturais maiores, e o peso próprio das peças com grandes áreas transversais acabam tornando a nova seção inviável. As principais características do uso do concreto armado são: obtenção de peças monolíticas, durabilidade, alta resistência a choques e vibrações, bom condutor de calor e som, necessidade de escoramentos durante a fabricação, dificuldade de adaptação e reformas.
Exemplos de alguns edifícios que foram construídos em concreto armado:
   
·         CONCRETO PROTENDIDO
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob a ação de diversas solicitações.
As resistências de concreto, utilizadas em concreto protendido, são duas a três vezes maiores que as utilizadas em concreto armado. Os aços utilizados nos cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores às dos aços usuais do concreto armado.
O sentido econômico do concreto protendido consiste no fato de que os aumentos percentuais de preço são muito inferiores aos acréscimos de resistência utilizáveis, tanto para o concreto quanto para o aço de protensão.
Em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:
1.     Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes;
2.     Reduz a incidência de fissuras;
3.     Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência;
4.     Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga;
5.     Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças;
6.     Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constituído, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga;

Uma das vantagens mais importantes do concreto protendido é a da alínea ‘d’ acima. Para ilustrá-la pode-se criar o fato de que as pontes com vigas retas de concreto armado têm seu vão livre limitado a 30 m ou 40 m, enquanto as pontes com vigas protendidas já atingiram vãos de 250 m.

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